O encontro coloca-se dentro do projeto “Pátio dos Gentios”, uma estrutura para o diálogo permanente entre os crentes e não crentes, criada pelo Pontifício Conselho para a Cultura, presidido pelo Cardeal Gianfranco Ravasi.
Durante a conferência de apresentação, o guardião do Sagrado Convento de Assis, padre Giuseppe Piemontese, disse que a proposta do Pátio dos Gentios em Assis é corresponder ao coração e mente puros, aos quais exortava São Francisco.
“Na segunda redação de uma carta aos fiéis, São Francisco se dirigia a ‘todos os cristãos, religiosos, clérigos e leigos, homens e mulheres, a todos os habitantes do mundo inteiro’. Abrimos o Pátio de São Francisco com grande humildade e no sinal de abertura evangélica aos demais. Nosso desejo é que o Pátio dos Gentios, em sua etapa de Assis, tenha a força de corresponder ao ‘coração puro’ e à ‘mente pura’ aos quais nos exortava São Francisco”, declarou o padre.
Na programação, está prevista a discussão de sete temas: ‘Trabalho, empresa e responsabilidade’; ‘Contemplação e meditação’; ‘O diálogo intercultural e inter-religioso pela paz’; ‘Os jovens, entre fé e niilismo’; ‘O grito da terra’; ‘Arte e fé’ e ‘O grito dos pobres, crise econômica mundial, desenvolvimento sustentável’.
Entre os participantes, estão personalidades do mundo da cultura, da ciência, da arte e da economia, como o cineasta Ermanno Olmi, o oncólogo Umberto Veronesi, o arquiteto Massimiliano Fuksas e a sindicalista Susanna Camusso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário