domingo, 23 de setembro de 2012

Conheça a ‘Aleteia’, a mais nova rede social católica em 5 línguas!

A Fundação para a Evangelização através da Mídia (FEM) em Roma a rede social católica ‘Aleteia’ (’a verdade’, em grego), com o objetivo de ampliar o diálogo entre cristãos, seguidores de todas as religiões e não crentes, disse seu presidente, Jesús Colina.
O espanhol explicou que atualmente 2 bilhões de pessoas estão conectadas à internet e que, a cada mês, cerca de 55 milhões de buscas no Google se referem a Deus, 25 milhões a Jesus, 37 milhões à Igreja e 17 milhões à palavra ‘amor’.
‘Para oferecer respostas profundas a esses temas, nasce a ‘Aleteia’, a rede social para que os buscadores da verdade possam compartilhar e dialogar sobre temas relativos a fé, vida e sociedade’, definiu.
Colina descreveu que a ‘Aleteia’ oferecerá as melhores publicações de instituições e veículos de comunicação católicos de todo o mundo, e que a rede foi criada ‘como resposta’ à demanda de Bento XVI para uma nova evangelização no mundo digital.
O diretor da ‘Aleteia’ disse que não é um ‘Facebook católico’ e também não pertence ao Vaticano, embora tenha reconhecido que contam com o patrocínio dos Conselhos Pontifícios para as Comunicações Sociais e para a Promoção da Nova Evangelização.
Até o momento, a rede já conta com mais de 1.040 membros, como sites de internet, rádios e televisões católicas de todo o mundo.
Jesús Colina acrescentou que a rede ainda oferece a todos esses sites uma série de serviços que vão desde a criação de conteúdos até a possibilidade de obter benefícios econômicos.
‘Trata-se – ressaltou – de uma ocasião formidável para a Igreja ampliar o diálogo com católicos, cristãos, seguidores de todas as religiões e também não crentes, já que a ‘Aleteia’ oferece recursos a todos os buscadores da verdade’.
O serviço está sendo lançado em cinco idiomas: português, espanhol, italiano, árabe, inglês .
A rede está sendo coordenada por uma equipe de 45 pessoas espalhadas por todo o mundo, entre redatores, tradutores e especialistas, e as sedes operativas ficam em Roma, Washington e Paris.
Colina destacou que a linha editorial será a da ‘objetividade’ e que a imprensa ‘marrom’ não terá vez na rede.
Paralelamente à ‘Aleteia’ foi criada a ‘AdEthic’, que reunirá publicidade específica destinada a sites católicos.
A ‘Aleteia’ conta com um comitê editorial formado, entre outros, por Rafael Navarro Valls, catedrático da Faculdade de Direito da Universidade Complutense de Madri, e Jaime Septien, diretor do jornal católico mexicano ‘El Observador en línea’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário