A Fundação para a Evangelização
através da Mídia (FEM) em Roma a rede social católica ‘Aleteia’ (’a
verdade’, em grego), com o objetivo de ampliar o diálogo entre cristãos,
seguidores de todas as religiões e não crentes, disse seu presidente,
Jesús Colina.
O espanhol explicou que
atualmente 2 bilhões de pessoas estão conectadas à internet e que, a
cada mês, cerca de 55 milhões de buscas no Google se referem a Deus, 25
milhões a Jesus, 37 milhões à Igreja e 17 milhões à palavra ‘amor’.
‘Para oferecer respostas
profundas a esses temas, nasce a ‘Aleteia’, a rede social para que os
buscadores da verdade possam compartilhar e dialogar sobre temas
relativos a fé, vida e sociedade’, definiu.
Colina descreveu que a
‘Aleteia’ oferecerá as melhores publicações de instituições e veículos
de comunicação católicos de todo o mundo, e que a rede foi criada ‘como
resposta’ à demanda de Bento XVI para uma nova evangelização no mundo
digital.
O diretor da ‘Aleteia’ disse
que não é um ‘Facebook católico’ e também não pertence ao Vaticano,
embora tenha reconhecido que contam com o patrocínio dos Conselhos
Pontifícios para as Comunicações Sociais e para a Promoção da Nova
Evangelização.
Até o momento, a rede já conta com mais de 1.040 membros, como sites de internet, rádios e televisões católicas de todo o mundo.
Jesús Colina acrescentou que a
rede ainda oferece a todos esses sites uma série de serviços que vão
desde a criação de conteúdos até a possibilidade de obter benefícios
econômicos.
‘Trata-se – ressaltou – de uma
ocasião formidável para a Igreja ampliar o diálogo com católicos,
cristãos, seguidores de todas as religiões e também não crentes, já que a
‘Aleteia’ oferece recursos a todos os buscadores da verdade’.
O serviço está sendo lançado em cinco idiomas: português, espanhol, italiano, árabe, inglês .
A rede está sendo coordenada
por uma equipe de 45 pessoas espalhadas por todo o mundo, entre
redatores, tradutores e especialistas, e as sedes operativas ficam em
Roma, Washington e Paris.
Colina destacou que a linha editorial será a da ‘objetividade’ e que a imprensa ‘marrom’ não terá vez na rede.
Paralelamente à ‘Aleteia’ foi criada a ‘AdEthic’, que reunirá publicidade específica destinada a sites católicos.
A ‘Aleteia’ conta com um comitê
editorial formado, entre outros, por Rafael Navarro Valls, catedrático
da Faculdade de Direito da Universidade Complutense de Madri, e Jaime
Septien, diretor do jornal católico mexicano ‘El Observador en línea’.
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