sábado, 10 de novembro de 2012

FRAGMENTO DA HOMILIA DO PADRE JERZY POPIELUSZKO EM 26 DE AGOSTO DE 1984

Por dois anos, é dito Solidarnosc sofre uma ferida que sangra continuamente, mas não um ferimento fatal, porque você não pode matar a esperança. Hoje, mais do que nunca, ver e sentir que a esperança de Agosto de 1980 vidas e frutas ursos. O que nós especialmente admiro a lealdade dos ideais de nossos irmãos, que retornam de prisão. Hoje, essas esperanças têm um valor ainda maior, porque eles entraram nos corações e mentes dos homens e que o que entra no coração, que está intimamente ligado ao homem não pode ser iniciado por qualquer ordem ou proibição.

Quero lembrar uma história que aconteceu na África, em um país consumido pela fome, em que um dos governantes proibiu seus súditos a usar a palavra "fome", com a ameaça da pena de morte. Posteriormente, anunciou a todos que o problema da fome em seu país já não existia. ... irmãos em nosso país, não há e fome.

Representa a esperança Solidarnosc a fome no coração humano, a fome de amor, justiça e verdade. Nenhuma palavra pode atropelar e fingir que pertence a um passado louvável pouco. Mundial Esta palavra é pronunciada com respeito. O Santo Padre diz que é uma palavra digno de louvor, e foi homenageado com o maior reconhecimento a nível mundial: o Prêmio Nobel da Paz de Madre Teresa.

Nossas esperanças ainda estão vivos em agosto de 1980 e nós temos o dever de cultivá-las em nós mesmos e compartilhar com nossos irmãos. Precisamos tirar o fardo do medo que nos paralisa, imobiliza os corações e mentes dos homens. Repito aqui uma frase que se ouve com freqüência: ". Só devemos ter medo de trair Cristo por quatro moedas tranquilidade estéril"

P. Jerzy Popieluszko

Nenhum comentário:

Postar um comentário