sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Testemunho: missionários revelam satisfação que a missão traz


Ajudar o irmão necessitado, dar atenção, acolher, levar a Boa Nova do Evangelho até os confins da terra. Assim é a ação missionária, que se desenvolve ao longo de todo o ano no Brasil e no mundo, mas em outubro é lembrada de forma especial. Neste domingo, 21, celebra-se o Dia Mundial das Missões, data pela qual o Papa Bento XVI reza para que seja uma ocasião de renovado compromisso de evangelização.

Ao longo dessa semana, o noticias.cancaonova.com publicou uma série de reportagens especiais sobre o trabalho missionário. Tendo em vista a data comemorativa deste domingo, nossa equipe procurou missionários de diversos movimentos e congregações perguntando a eles qual é a grande satisfação do trabalho missionário. Veja abaixo os testemunhos:

“Diria que o que me dá mais prazer, satisfação na missão é poder falar de Jesus. (...) Creio que ser missionário não se dá no fazer coisas, se dá no SER. Ser presença, ser ajuda, ser acolhida, ser bondade, ser solidário com os que sofrem, ser mão estendida a quem caiu,  ser perdão a si próprio e aos outros, ser compassiva com a dor do outro”

Irmã Rosa Maria Martins – irmã Rosinha Martins, assessora executiva para a Comunicação da Conferência dos Religiosos do Brasil. Missionária há mais de 20 anos.

"Tive a experiência de morar na Terra Santa e  EUA, países, bem diferentes, culturas bem diferentes, mas com o mesmo desafio, ter um coração despojado, com ardor missionário, com o desejo de me abrir a mais uma experiência , me doar a mais um povo, para que o Senhor fosse cada vez mais conhecido e amado. Dar a vida por Deus e pelo Evangelho vale a pena"
Roselaine Iria Ribeiro, missionária da Comunidade Canção Nova há 17 anos

“A maior satisfação é levar Deus para as pessoas. Encontrando Deus, as pessoas encontram a felicidade. Nosso carisma é a união: sendo um, nós somos Igreja, somos Cristo”
Maria Luiza Barboza Prado Gomes, do Movimento Focolares há 37 anos.

“Minha maior satisfação é saber que posso contribuir com Deus na obra de restaurar a imagem de Cristo que hoje está desfigurada nas pessoas pelo pecado”
Letícia Camila de Paula, postulante do Instituto Filhas da Pobreza do Santíssimo Sacramento há 2 anos e 8 meses.

“No Dia Mundial das Missões, a maior satisfação de ser missionário é a gente ver o reino de Deus sendo propagado, chegando aos corações daqueles que necessitam, que anseiam pela Palavra de Deus e ver o sorriso no rosto deles”
Marconi Aurélio dos Santos, missionário da Obra de Maria há 18 anos e seis meses.

“Na medida em que nós nos tornamos um com aquele que nos acolhe de uma forma simples, humilde, a satisfação é grande porque a gente se sente útil, se sente bem e acolhido e as pessoas começam a criar confiança na gente. Em toda missão que eu tenho feito, a alegria é muito maior para a gente do que aquilo que a gente faz para os outros”

Padre Camilo Pauletti, diretor das Pontifícias Obras Missionárias, padre há 27 anos.

“É (a grande satisfação) caminhar com o povo de Deus, caminhar com o ser humano, sendo este eco no outro, nessa comunicação, nessa partilha, na beleza de ser Igreja”
Padre Milan Knezovic, da Congregação do Verbo Divino. Padre há pouco mais de um ano. 
“Viemos para evangelizar e acabamos sendo evangelizados por aqueles que evangelizamos. Aprendi também que a entrega e a renúncia são portas para providências de Deus. Renunciamos tudo para o serviço ao Senhor e Ele prepara todas as coisas. Dia 21 de outubro vou celebrar orando para que se levantem mais missionários no Brasil e no mundo, porque é urgente a evangelização e há muitas pessoas precisando.”
Ronaldo Garcia Domingues (Salomão), Missionário da Renovação Carismática Católica (RCC) na Ilha do Marajó (PA), há dois anos e seis meses.
“Precisamos ser apaixonados por Jesus Cristo e mostrar esta paixão às outras pessoas com a vida, as palavras e o testemunho. Sou muito feliz sendo missionário anunciador da pessoa de Jesus, deste grande amor de Deus para com todos. É isso que me realiza, me dá disposição e entusiasmo. Vou viver o dia 21 de outubro na missão concreta de levar o anúncio desta verdade: Deus é Pai e somos irmãos e irmãs.”
Padre Roberto Augusto Santos Albuquerque, da Companhia de Jesus há 42 anos e missionário em Moçambique há seis anos.
"A satisfação que encontro em ser missionária, primeiramente é porque estou servindo o Maior de todos os Reis, com os Dons que Ele mesmo me deu para que uma missão específica e única aconteça. Deixar a casa, os pais, os irmãos etc, só tem sentido se for por um plano Maior, no meu caso encontrei o meu Lugar: o Coração de Deus e nEle eu me confio e confio minha vida missionária, não longe da Cruz, por isso não longe dEle, e com isso: não longe de ser completamente realizada e feliz."
Karina Maria, Missionária da Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário