domingo, 25 de dezembro de 2011

Relíquias de Dom Bosco visitam a Etiópia

Após terminar a peregrinação pelo Quênia e Tanzânia, a relíquia de Dom Bosco, levada na estátua, iniciou a sua peregrinação pela Visitadoria da África–Etiópia-Eritréia (AET).

A primeira etapa do itinerário foi a Casa da Visitadoria, em Adis-Abeba, onde a estátua que representa Dom Bosco entre meninos chegou no dia 16. O Superior da Visitadoria, P. padre Genaro Gegantoni, celebrou a Eucaristia: nela participou a Família Salesiana local. “Dom Bosco veio visitar os seus filhos e filhas, para encorajar o bom trabalho que aqui se se está realizando e para estar presente entre os Jovens etíopes”.

A abertura oficial da peregrinação à Visitadoria AET, entretanto, celebrou-se no dia seguinte, na Casa salesiana de Mekanissa, sempre na capital. A festa iniciou com a procissão da estátua rumo à obra salesiana, cortejo esse aberto pela banda dos escoteiros. Uma vez na casa salesiana, padre Gegantoni agradeceu ao Arcebispo auxiliar de Adis-Abeba, Dom Lisane-Christos M. Semahun, e às Autoridades civis pela sua participação nesse evento tão importante para a Família Salesiana, e confirmou que, através da relíquia, chega a visita do próprio Dom Bosco.

A festa prosseguiu com manifestações tipicamente salesianas: cantos, encenações teatrais, declamação de poesias, jogos circenses, danças e outros, que mostraram as habilidades dos vários grupos juvenis. À tarde, Dom Bosco dirigiu-se ao Santuário de Maria Auxiliadora, onde Dom Semahun animou um momento de oração. À noite, foram alguns grupos juvenis a conduzirem uma intensa vigília de oração.

No domingo, 18, a relíquia recebeu a homenagem também do Arcebispo metropolita de Adis-Abeba, Dom Berhaneyesus D. Souraphiel, que presidiu a Concelebração Eucarística, ladeado por mais dois Bispos e numerosos Sacerdotes, e participada por uma grande multidão de fiéis.

Na segunda-feira, 19, a Relíquia chegou à Casa de Zway, onde durante toda a manhã os alunos aguardaram por Dom Bosco sob um sol ardente. Quando finalmente a estátua chegou, repentinamente o pátio se encheu e os jovens cantaram o hino de Dom Bosco e os mais pequenos saltaram para sobre os ombros dos noviços para poderem ver a chegada do Santo. O programa continuou depois com o discurso oficial do Bispo de Meki, Dom Abraham Desta, e com variadas manifestações artísticas.
Enfim, na terça-feira, 19, a estátua visitou duas presenças das Filhas de Maria Auxiliadora, recebendo a veneração dos alunos universitários, a homenagem floral das crianças do Jardim e a saudação calorosa de perto de 2 000 alunos e professores. Sucessivamente, a estátua foi levada à missão salesiana de Adamitulo, recepcionada por cerca de outros 480 alunos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário