quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

CNBB reafirma solidariedade com povo indígena

O secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Leonardo Ulrich Steiner, recebeu em audiência, na manhã desta quarta-feira, 14, os deputados Padre Ton, Érika Kokay e Domingos Dutra. A audiência foi solicitada pelos parlamentares a fim de apresentarem à CNBB o relatório sobre a situação dos povos Kaiowá Guarani, no Mato Grosso do Sul. O secretário executivo do Conselho Missionário Indigenista (CIMI), Cléber Buzatto, também participou da reunião além de assessores dos parlamentares.

Os deputados fizeram parte da comitiva da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, que esteve dois dias na região de Dourados (MS), após o assassinato do líder Nísio Gomes. “A situação dos Guarani é uma das piores do país”, disse o Padre Ton, coordenador Frente Parlamentar pelos Povos Indígenas. “Está acontecendo um genocídio”, acrescentou a deputada Érika Kokay.

O deputado Domingos Dutra ressaltou a necessidade de cobrar ações efetivas em favor dos Kaiowá Guarani.

Dom Leonardo ratificou a solidariedade da CNBB com as causas indígenas e destacou a nota divulgada pela entidade no dia 30 de novembro, solidarizando-se com os indígenas do Mato Grosso do Sul. De acordo com o secretário, é preciso mobilizar outros povos indígenas para a defesa de seus direitos.

“A CNBB tem acompanhado de perto as questões indígenas através do Conselho Missionário Indigenista. O Governo precisa tomar iniciativas mais eficazes”, sublinho Dom Leonardo.

Os parlamentares informaram que deverão fazer o lançamento do relatório da visita aos indígenas no Mato Grosso do Sul na próxima semana. Outras ações estão sendo planejadas para o início do ano a fim de buscar solução para acabar com a violência que tem vitimado os indígenas na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário