quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Iraque: Lançada rádio cristã para promover a fé

Os cristãos iraquianos se preparam para o Natal experimentando e testemunhando a presença de Cristo com o anúncio, a meditação e a oração. Desde os primeiros dias do Advento, a Arquidiocese de Kirkuk abriu na Catedral uma “rádio da esperança” que atinge toda a cidade, para oferecer a boa nova de Jesus.

Com a iniciativa, muitos ouvintes não cristãos poderão conhecer as raízes e o significado da fé em que acreditam os cristãos, os ritos e as orações, os hinos, as meditações e os textos bíblicos, junto com os textos litúrgicos. A Rádio conta com a colaboração de várias pessoas que trabalham como voluntárias, gratuitamente.

Diversas comunidades cristãs do local também propuseram atividades em preparação ao Natal. Os jovens da Comunidade de Emaús organizaram quatro noites de meditação e de oração, cada vez numa paróquia diferente, com o tema: “crer é amar e amar é doar”, focalizando os exemplos de Isabel e Zacarias, Maria e José, João Batista e Jesus. Os grupos das famílias cristãs – uma fraternidade diocesana – iniciou a coleta de dinheiro para ajudar as crianças pobres neste Natal, para que também os menores e os menos favorecidos possam celebrar o nascimento do Menino Jesus.

O grupo “Água viva”, formado por jovens entre os 13 e os 17 anos, propôs para este ano um presépio montado numa grande tenda de beduínos; no intuito de destacar, com este gesto, que Deus colocou sua tenda entre as dos homens.

Apesar das dificuldades e da violência cotidiana, a Igreja católica iraquiana festeja momentos de alegria como a conclusão de um itinerário de fé que levou à conversão de um casal jovem. Um itinerário que, apesar dos desafios, torna-se fonte de grande esperança para toda a comunidade às vésperas da grande festa do Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário