A Urna com as relíquias de Dom Bosco continua a sua peregrinação pelo Quênia, entre homenagens estatais e manifestações de devoção de jovens, fiéis e autoridades religiosas.
No domingo, 4, deu-se a celebração nacional. O dia foi organizado com muito empenho e a cerimônia realizou-se no Santuário de Maria Auxiliadora, de Upper Hill, em Nairóbi. A Eucaristia esteve ritmada por diversas danças culturais. Concelebraram o Bispo de Marsabit, Dom Peter Kihara; o de Kitui, Dom Anthony Muheria; o Núncio Apostólico, Dom Alain Paul Lebeaupin; e mais 20 Sacerdotes, entre salesianos e não salesianos. “Dom Bosco é um Santo para toda a Igreja”, relembrou Dom Kihara em sua homilia. À tarde, concluída a celebração, a Relíquia do santo foi conduzida ao Noviciado salesiano, em Mutuini, e às obras ‘Don Bosco Youth Educational Services’ (DBYES) e ‘Don Bosco Boys Town’.
No dia seguinte chegou a Machakos, a cerca de 80 km da Capital. Antes de chegar à Casa de Nzaikoni, por expresso desejo do Bispo, a urna parou na Catedral da cidade. A seguir, acompanhada por compacto e multicolorido cortejo, continuou viagem rumo à presença salesiana, para, depois, retornar a Nairóbi, à casa do Teologado salesiano, de Utume. Lá, a acolhida esteve aos cuidados da comunidade dos estudantes de Teologia e dos meninos do “Bosco Boys”, comunidade de acolhimento a menores carentes, que animaram as atividades com atuações musicais.
No dia seguinte os mesmos jovens do “Bosco Boys” acompanharam a urna aos vários centros salesianos por eles frequentados. Primeiramente, foram em procissão a Langata, onde organizaram um momento de oração com cantos, reflexões e onde cada qual ofereceu uma flor; depois, em procissão luminosa, encaminharam-se até ao centro principal de Kuwinda e ali celebrou-se a Eucaristia e passou-se a noite em vigília de oração.
Foi significativo o dia 7 de dezembro. A urna foi conduzida ao campo de refugiados de Kakuma, onde há cerca de 80 mil pessoas, com a presença do Bispo da Diocese de Lodwar, Dom Dominic Kimegich; o oficial do distrito, Sr. Eric Wanyonyi; Representantes da ONU e de outras Agências e ONG's internacionais. São muitíssimos os refugiados cristãos, especialmente de etnia turca, que renderam homenagem à Relíquia do santo e que, depois, participaram da Eucaristia na igreja do centro. Enfim, a urna foi levada para a Escola Profissional Salesiana, sempre perto do campo de Kakuma.
Esse foi o último dia de peregrinação da Relíquia de Dom Bosco pelo Quênia, seguindo à tarde para o Centro Inspetorial, de Upper Hill, em Nairóbi. Durante toda a tarde e a noite realizou-se uma vigília entre cantos, orações e projeções filmográficas sobre Dom Bosco. Foi grande o número de pessoas que participaram e que ali ficaram até à Missa de despedida, celebrada às 5 horas do dia seguinte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário