segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Dom Celli envia mensagem aos comunicadores da América Latina

O Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli, enviou uma mensagem aos comunicadores da América Latina e Caribe por ocasião da celebração de Nossa Senhora de Guadalupe, nesta segunda-feira, 12.

Na mensagem o arcebispo destacou que "a autêntica comunicação eficaz não depende tanto da abundância dos recursos ou da tecnologia, mas sim da verdade com que se vive aquilo que se é proclamado". Além disso, Dom Celli enfatizou que é preciso também estreitar os vínculos com a Igreja Católica, "convocada a levar o bem e a justiça ao mundo de hoje".

Ao recordar os dois importantes eventos que serão celebrados em 2012 - o Sínodo sobre a "Nova Evangelização para a transmissão da Fé cristã" e o início do "Ano da Fé", Dom Celli ressaltou que os meios de comuncação podem fazer um grande bem ao informar devidamente à nossa sociedade e "preparar o povo de Deus" para tais eventos. 


Leia a mensagem na íntegra

Estimados amigos e amigas comunicadores:
Com a alegria de celebrar Nossa Senhora a Virgem de Guadalupe, patrona dos povos latino-americanos e Caribe, dirijo-me novamente a todos vocês a minha fraterna saudação que leva junto a alegria e o júbilo do trabalho e serviço à comunicaçao realizado durante este ano que logo se concluirá.

Durante 2011 tive a oportunidade de visitar vários países da América Latina e encontrei muitos de vocês nos Congressos sobre a Igreja e a Cultura Digital que celebramos em Santiago, Chile. Foi uma grande alegria constatar o entusiasmo e a entrega daqueles que realizam este serviço à Igreja na área da comunicação, sendo agentes de comunhão entre si e de diálogo fecundo com a sociedade onde estão inseridos.

Tenho presente que em muitos contextos os recursos humanos e materias não são suficientes. Contudo precisamos aprender a manter firmes as nossas iniciativas. Temos verificado mais uma vez que a autêntica comunicação eficaz não depende tanto da abundância dos recursos ou da tecnologia, mas sim da verdade com que se vive aquilo que se é proclamado, da qualidade profissional e da vontade de estreitar vínculos fraternos com esta grande família, chamada Igreja Católica, convocada a levar o bem e a justiça ao mundo de hoje.

Assim nos ensinou a Virgem de Guadalupe, que com sua presença foi mensageira e portante da Palavra feita carne, entregando-se a humanidade para redimí-la, dando um novo sentido a nossa existência. Ela mesma é mestra e referência no serviço de comunicar o mistério do amor de Deus. Por isso o beato Joao Paulo II a proclamou “Estrela da Nova Evangelização”.

Em meios as grande mudanças culturais, o Papa Bento XVI nos convida a um renovado anúncio do Evangelho através dos eventos importantes.

De 7 a 28 de Outubro de 2012 se celebrará no Vaticano o Sínodo sobre a “Nova Evangelização para a transmissão da Fé cristã”. Sem dúvida este sínodo será um impulso ao testemunho de tantas comunidades espalhadas pelo mundo.

E para celebrar os 50 anos do Concílio Vaticano II, o Santo Padre anunciou que a partir do dia 12 de outubro do mesmo ano, a Igreja irá celebrar o “Ano da Fé” para recordar a beleza e centralidade deste dom de Deus, reforçando-o e aprofundando-o em nível pessoal e comunitário. O Santo Padre disse que temos de “fazer em uma perspectiva não somente celebrativa, mas também missionária, esse é o foco, justamente, a missão adgentes e a nova evangelização”. Esta convocação está em sintonia com as palavras ditas pelos bispos em América Latina quando estavam reunidos em Aparecida.

E quanto bem se pode e se deve fazer os nossos meios de comunicaçao para informar a nossa sociedade devidamente e também para preparar o Povo de Deus à estes eventos eclesiais! Desejo convidá-los a serem colaboradores, diante da sociedade e da Igreja, de uma informação completa, adequada a cada setor social, que haja lugar a mensagem e a torne compreensível a todos os públicos, àqueles que estão pertos e para aqueles mais longes. Esta é a tarefa dos bons comunicadores, no lugar onde se encontram.

Hoje 12 de dezembro o Santo Padre celebrará uma Eucaristia em honra a nossa Mãe, a Virgem Maria de Guadalupe. Nos unamos a ele e a toda a Igreja pedindo a intercessão materna e amorosa da “Morenita del Tepeyac”, para que sustente o nosso compromisso cristão de sermos sinais vivos e luminosos de Cristo Jesus em meio ao mundo em contínua transformação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário