quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Dom Damasceno comenta os principais fatos na Igreja em 2012


O Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Raimundo Damasceno, comentou os principais acontecimentos que, segundo ele, marcaram a Igreja no Brasil e no mundo e repercutiram na vida da sociedade brasileira, neste ano de 2012.
A 50 ª Assembléia Geral dos Bispos do Brasil
Dom Damasceno - Foi uma Assembléia comemorativa e jubilar. Tivemos como centro dessa Assembléia a Palavra de Deus, na vida e na missão da Igreja. A Palavra de Deus deve animar toda pastoral, ela deve estar em toda a atividade da Igreja e em toda a sua ação pastoral. Ela é esta rocha, como disse o Papa Bento XVI, sobre a qual se edifica e se constrói todo o trabalho da Igreja no campo da evangelização.
Eleições Municipais e as Leis aprovadas
Dom Damasceno - Eu creio que as eleições transcorreram de forma tranquila e pacífica. As duas leis relacionadas às eleições aprovadas, sobretudo com um trabalho muito grande da CNBB, foram importantes. Primeiramente, a Lei nº 9.840, contra a corrupção eleitoral, isto é, o combate à venda e compra de votos, assim como a Lei da Ficha Limpa. Muitos candidatos foram impugnados ou não tiveram oportunidade de se candidatar e os muitos que se candidataram foram impugnados também depois da mesma eleição. É importante lembrar que o exercício da cidadania não se esgota no voto, mas continua depois da eleição.
Falecimento do Cardeal Eugênio Sales
Dom Damasceno - Dia 09 de julho, faleceu no Rio de Janeiro, com idade de 91 anos, o Arcebispo Eemérito da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Eugênio de Araújo Sales. Ele teve um papel preponderante, muito discreto, mas significativo, importante e eficiente, durante o Regime Militar, defendendo os direitos humanos dos perseguidos injustamente, combatendo toda forma de violação dos direitos humanos como, por exemplo, a tortura. Ele foi membro de diversas congregações romanas, de diversos conselhos pontifícios, de modo, que ele deu uma grande contribuição para Igreja. Colaborou não só no Brasil, como arcebispo do Rio de Janeiro, mas também para a Igreja universal, à medida que participava desses dicastérios da Cúria Romana, ele levava a sua experiência, sua sabedoria e as preocupações da Igreja do Brasil à Santa Sé.
Sínodo dos Bispos, Vaticano II e Ano da Fé
Dom Damasceno - O Papa, no dia 7 de outubro, abriu a XIII Assembléia Ordinária do Sínodo dos Bispos que teve por tema “A Nova Evangelização para a transmissão da fé”. No dia 11 de outubro, o Papa abriu o Ano da Fé. Para viver bem este Ano, o Papa nos dava dois caminhos: aprofundar os documentos do Concílio Vaticano II e o texto do Catecismo da Igreja Católica.
Preparação para a Jornada Mundial da Juventude
Dom Damasceno - Nós estamos preparando essa jornada, primeiramente, pela peregrinação do Ícone de Nossa Senhora e da Cruz, estes dois grandes símbolos da Jornada, dados pelo Papa João Paulo II aos jovens, os quais estão percorrendo as dioceses de nosso Brasil. Além disso, nós estamos nos preparando para a Semana Missionária que vai ocorrer de 18 a 22 de julho de 2013, quando começará a Jornada no Rio de Janeiro. Então, esses dois momentos que antecedem a JMJ são de responsabilidade da CNBB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário