quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Divulgado programa do Congresso Pan-africano de leigos

O Conselho Pontifício para os Leigos divulgou nesta quarta-feira, 29, o programa do Congresso Panafricano dos Leigos Católicos que acontecerá em Yaoundé, nos Camarões de 4 a 9 de setembro próximo sob o tema “Ser testemunhos de Jesus Cristo na África de hoje: sal da terra, luz do mundo.”


Depois de saudações das autoridades eclesiais e civis da Igreja local, o encontro será formalmente aberto no dia 5 pelo Cardeal Estanislau Rilko, Presidente do Conselho Pontifício para os Leigos. Seguirão nesse mesmo dia duas conferências: uma sobre “As Dimensões sociais, económicas, culturais e geo-politicas da África hoje” proferida por Marie Thérése Mengue Mengue e “Jesus Cristo em solo africano: prioridades, problemas e desafios para a Igreja em África”, conferência a cargo de Dom Barthélemy Adoukounou, Secretário do Conselho Pontifício para a Cultura.

Ainda na tarde do dia 5 serão apresentadas experiências, testemunhos e reflexões acerca das prioridades e problemas de evangelização através das diversas regiões do continente. Serão protagonistas nesta parte do encontro, Kuassi Valentin Dambo da Costa do Marfim, Dom Tarcisio Ziyaye, de Malawi, Dom Luís Portella, do Congo, Crispin Bakadisula, da República Democrática do Congo e Apolónio Alberto António, de Angola.
Seguindo o esquema de conferências, debates e painéis, também o dia 6 contará com duas conferências na parte da manhã: “A vocação e missão fiel dos leigos fieis às orientações da Exortação Pós-Sinodal Chiristifideles Laici”, por Dom Joseph Clemens e “Educação e preparação dos Leigos nam África desde a iniciação cristã à plena maturidades”, conferência a cargo do Cardeal Robert Sarah.
A parte da tarde será marcada por um painel sobre educação e formação cristã na África com vários intervenientes. Seguirá ainda, nessa mesma tarde, uma conferência sobre “Jovens: um presente de Deus e fonte de esperança para a Igreja na África”, por Eugéne Tcheugoué.
Os trabalhos do dia 7 serão abertos com uma conferência sobre “Os Leigos da África na Igreja, Família de Deus: sacramento de comunhão e reconciliação”, por Dom Jean Mbarga, seguirá um painel intitulado “Católicos Leigos: parceiros na construção e reconciliação” com a intervenção de vários leigos.

Ainda na parte da manhã haverá uma outra conferência proferida por Agné Avognon Adjaho sobre “A apreciação do papel da mulher africana na construção da comunidade e sociedade cristã”. Depois, Dom Miguel Delgado Galindo falará na parte da tarde das “Associações, movimentos e novas comunidades católicas”, seguido de dois painéis, um sobre “associações católicas” e outro sobre “os movimentos eclesiais e novas comunidades”.
No sábado dia 8, logo de manhã o cardeal Peter Turkson falará do tema “Leigos africanos. Sal da terra e luz de um novo mundo na ótica da Exortação Apostólica “Africae Munus”. Depois será a vez de Margarite Peeters falar da “África perante a globalização: deveres do cristão”, seguirá o painel “Respostas dos leigos aos desafios da África hoje” com a intervenção de vários leigos.

Finalmente as conclusões do Congresso pelo Presidente do Conselho Pontifício para os Leigos e palavras do arcebispo de Yaoundé, observações das autoridades locais presentes e a mensagem conclusiva. No domingo 9 missa de encerramento na Basílica de Mvolye.

Nenhum comentário:

Postar um comentário