sexta-feira, 2 de março de 2012

HOMILIA DE DOM ANGELO AMATO PARA A BEATIFICAÇÃO DO PADRE JERZY POPIELUSZKO

Eminência, Excelências, autoridades civis e militares, sacerdotes, consagrados fiéis, queridos,
Eu visitei o museu várias vezes em Varsóvia comemorando o nosso Beato mártir Jerzy Popieluszko e cada vez que a emoção era grande às lágrimas. O rosto terrivelmente desfigurado por este padre parecia leve chicoteado e humilhado o crucifixo, não mais beleza e decoro. A boca do que o rosto ensanguentado surrada parecia repetir as palavras do Servo do Senhor: "Eu dei a minha volta para o smiters, meu rosto àqueles que tirou a barba, eu não escondi o meu rosto de vergonha e cuspiam" (Is 50, 6 ).
O que causou uma bagunça? Padre Jerzy talvez fosse um criminoso, um assassino, um terrorista? Nada disso. Padre Jerzy era simplesmente um padre católico fiel, que estava defendendo a dignidade de um ministro de Cristo e da Igreja e da liberdade de todos aqueles que, como ele, eram oprimidos e humilhados. Mas a religião, gospel, dignidade humana, os conceitos de liberdade não estavam de acordo com a ideologia marxista.
Para isso, quebrou-se contra a fúria assassina do grande mentiroso, inimigo de Deus e opressor da humanidade, aquele que odeia a verdade ea mentira se espalhando. Como às vezes acontece na história, naqueles anos, grande parte da Europa, a luz da mente foi prejudicada pela escuridão e substituiu o bem do mal.
Consciência profética do século passado já havia advertido que o império do mal produz apenas "bean" amor e indigestível (Lc 15:16), como a comida dos porcos com o qual ele queria alimentar seu filho dissoluto, que havia deixado a casa de seu pai .
Padre Jerzy não estava resignada a viver neste campo de morte e vida, as únicas armas espirituais da verdade, da justiça e da caridade, tentou reivindicar a liberdade da sua consciência como cidadão e como sacerdote. Mas a ideologia do mal não podia tolerar o esplendor da verdade e da justiça. Para isso, o sacerdote foi assistido impotente, perseguido, preso, torturado e, como o último massacre, incaprettato e até mesmo morrendo, atirada na água. Seus algozes, que não respeitam a vida, não respeitar até mesmo a morte. A esquerda, como você deixar a carcaça de um animal. Foi encontrada apenas depois de dez dias.
Não seriam suficientes as lágrimas de todas as mães polacas para aliviar tal angústia. Confrontado com as torturas dos carrascos, Jerzy Pai foi confirmada mártir valente de Cristo: "Ele foi oprimido - diz o profeta Isaías - afligido, não abriu a boca, como cordeiro levado ao matadouro, como ovelha muda perante a sua tosquiadores, ele não abriu a boca. Da opressão e do juízo foi tirado [...]. Ele foi cortado da terra dos vivos, por causa da iniqüidade do seu povo ele foi atingido "(Isaías 53,7-8).
O sacrifício do jovem sacerdote não foi uma derrota. Seus algozes não podiam matar a verdade. A morte trágica de nosso mártir, na verdade, foi o início de uma conversão geral de coração ao Evangelho. A morte dos mártires é semente de cristãos de fato.
Hoje, a beatificação do padre Popieluszko é um dia memorável de regozijo para o seu país. Pai glorificado Popieluszko é entregue para os braços da Igreja Matriz, com o mesmo gesto com que o profeta Elias deu a sua mãe criou a criança: "Olha! Seu filho viverá "(1 Reis 17:23).
Com a glorificação do Beato Jerzy Popieluszko o Santo Padre Bento XVI diz que a Igreja na Polónia: ". Eis que teu filho vive" É um grande presente para uma grande nação, cujo livro sagrado é enriquecido por uma outra cópia da página. Hoje, a Igreja polonesa pode exclamar com o Salmista:
"Cantai ao Senhor, ó vós os seus santos, dar graças a seu santo nome.
Ouve, ó Senhor, tem piedade, Senhor, vem em meu auxílio.
Você mudou meu pranto em dança, Senhor, meu Deus, agradeço-lhe para sempre "(do Salmo 29).
Se a memória dos autores continua a reprovação eterna, a memória de nossa Santíssima brilha uma bênção eterna para todos nós.
Quem deu a nosso mártir heróico da força do martírio? Na segunda leitura da liturgia da palavra, São Paulo nos esclarece sobre o poder da graça, que transformado em arautos heróis fiéis do Evangelho. Como Paulo, o Beato Jerzy Popieluszko poderia dizer: "Irmãos, o evangelho pregado por mim não é homem é, na verdade eu aprendi ou recebidos pelos homens, mas por revelação de Jesus Cristo" (Gal 1,11 -12). Jesus escolheu o jovem Jerzy, desde o ventre de sua mãe, e chamou pela sua graça para o sacerdócio, para que ele pudesse pregar a sua palavra de verdade e de salvação para o "neo-paganismo" do seu tempo (cf. Gal 1,16).
O Senhor Jesus, presente na Eucaristia, foi a sua força. Nos anos 1966-68, o seminarista Jerzy Popieluszko fez o serviço militar, no meio de muito sofrimento, humilhação e limitações de sua liberdade religiosa. Ele tinha mesmo parado para assistir a missa diária e receber a Comunhão. Em uma carta enviada ao bispo Czeslaw Mietek, seu pai espiritual no Seminário de Varsóvia, o jovem seminarista escreveu: "Ontem, sob o pretexto de pagar o dinheiro no banco, fui para a cidade. Eu fui à igreja e, pela primeira vez em um mês, recebi a Eucaristia. "
No meio da perseguição religiosa foi o conforto da Eucaristia o pão que Deus alimenta-lo em seu testemunho de fé. Eucaristia também foi seu último ato na vida, a celebração da Missa, 19 de outubro de 1984. Naquela ocasião, nosso Mártir instou o povo dos trabalhadores não ódio e vingança, mas a harmonia e paz: "Vamos rezar - disse ele - para nos libertar do medo, do medo, mas também pelo desejo de vingança e violência '.
Esta é a mensagem do nosso bem-aventurado mártir nos dá. O cristão é um testemunho da bondade e da verdade. O cristão vive como "felicidade" da pobreza, tristeza, paz e até a mesma perseguição, nas palavras de Jesus: "Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois vós, quando vos insultarem e perseguirem e disserem toda a espécie de mal contra vós por minha conta. Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus "(Mt 5,10-12). Este foi experimentada por nosso Santíssimo literalmente, falhou em sua consciência sacerdotal e perseguidos até a morte. Mas Jesus não deixou nas mãos do mal e da morte que seu filho favorito. E como o filho da viúva de Naim (Lucas 7:11-17), até mesmo para seu filho amado, Jesus preparou sua glorificação no céu e na terra agora. Na Igreja polonesa, e toda a Igreja, agora o Senhor diz para não chorar, porque o filho está vivo na glória do céu.
Jesus é vida e ressurreição. Ele destrói a morte e corrupção. Ele é o único em que vivemos, nos movemos e somos.
Cirilo de Alexandria diz que Cristo "teve piedade da mulher para conter as lágrimas, ele ordenou:". Não chore " Foi imediatamente removida a causa de suas lágrimas. "
A compaixão de Jesus para essa mãe em luto realmente é a compaixão que Deus tem para sua Igreja, a santa mãe do batizado, quando chorando por seus filhos levados à morte pelos inimigos do bem. A Igreja Matriz lamenta e implora-los para ajudar o Filho de Deus, mesmo para reanimá-los.
O evangelho de hoje conclui dizendo que a fama desses fatos "se espalhou por toda a Judéia e toda a região" (Lc 7:17). Hoje, mesmo a fama de beatificação do Padre Popieluszko se espalha como doce fragrância de incenso da Polônia para toda a Igreja e todo o mundo.
Hoje, a Santa Mãe Igreja propõe, no final deste ano para os sacerdotes, um padre não só exemplar, mas a testemunha heróica para a beleza ea verdade do Evangelho de Jesus
Sua fé era contagiante: "Muitas vezes - note-se uma testemunha - seus encontros com as pessoas se transformou em uma ocasião de oração [...]. Ele tentou ver as coisas através dos seus olhos da fé. "
Sua fé era inabalável e irradiada para o meio ambiente e as pessoas que ele encontrou: "A fé - Bispo acrescenta. Miziolek - nele não era um complemento, mas a extensão de seu ato inteiro ".
É comovente o testemunho de nossa Mãe Santíssima, a Sra. Marianna Popieluszko: "Meu filho, o padre Jerzy era toda a sua vida um homem de profunda fé [...]. Quando ele estava no exército, apesar da proibição de recitar o rosário do comandante. Nunca o ouvi queixar-se do Senhor. Ele tentou acomodar as dores sofridas em um espírito de fé, caridade para com o Senhor Deus. "
Pai Popieluszko, como o direito da Escritura, vivido na fé e na caridade: "Na vida do Servo de Deus - diz uma testemunha - Eu não tinha maneira de observar as pessoas aversão ou ódio dos perseguidores. Em seus sermões exortando à harmonia. Seu lema era as palavras de S. Paulo: "Vencer o mal com o bem '."
A homilia mártir abençoado mesmo em março de 1983 exortava os fiéis: "Mostriamoci forte no amor orando por outras pessoas que cometem erros, não condenar ninguém, mas condenar e expor o mal. Nós imploramos as palavras que Cristo pronunciou na cruz: "Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem" (Lucas 23:34). E fazer-nos, ó Cristo, a mais sensível à ação de amor ao invés de ódio. "
Ele estava ciente de que o mal da ditadura teve suas origens de Satanás, e este pediu-nos para vencer o mal com o bem e com a graça do Senhor: ". Você pode superar o mal que ele estava cheio de bom"
Ele disse: "Um cristão não é suficiente apenas a condenação do mal, o engano, a covardia, a violência, o ódio, opressão, mas ele deve ser um autêntico testemunho porta-voz e defensor da justiça, bondade, verdade , liberdade e amor. "
A violência do mal é a fraqueza e esterilidade. Enquanto as boas vitórias e se espalha a força da sua gentileza, sua compaixão, seu amor.
Esquemas de passar como tempestades de verão, deixando apenas ruínas, mas a Igreja e seus filhos são para beneficiar a humanidade com o dom do amor sem limites. Os cristãos são o sal da terra e luz do mundo: "Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus" (Mt 5,16).
Em 14 de junho de 1987, o Venerável Servo de Deus João Paulo II rezou diante do túmulo do Padre Jerzy longo. Ele depositou flores e, silenciosamente, abraçou e beijou o túmulo. O papa viu este sacerdote um filho digno da Polônia.
Queridos fiéis, a eterna mensagem que tem que vencer os nossos corações hoje, em face da perseguição renovado do Evangelho e da Igreja, é o que o Santo Padre Bento XVI propõe uma síntese do martírio testemunho do Beato Jerzy Popieluszko, que - diz Papa - ele era um sacerdote e mártir, testemunha fiel e incansável de Cristo: Ele venceu o mal com o bem, até ao derramamento de sangue.
Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário