Projetando o serviço de animação missionária para este ano, o Conselho Arquidiocesano de Porto Alegre (RS) colocará todo seu empenho na formação dos leigos com o objetivo de fortalecer a caminhada missionária da Igreja nas comunidades da região. O primeiro encontro arquidiocesano de animação missionária será realizado neste sábado, 17, no Centro de Pastoral, na Capital gaúcha. Os próximos encontros acontecerão sempre nos terceiros sábados de cada mês.
De acordo com o coordenador arquidiocesano da Animação Missionária, Luís Flávio, esse processo formativo fará ligação das diretrizes da Igreja com as ações do dia a dia nas comunidades gaúchas. Ele destaca ainda que para que essa meta seja cumprida, será utilizado como subsídio o Documento de Aparecida, juntamente com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil (2011-2015). O coordenador afirma que esta ação de formação deve ser prioridade em todos os âmbitos da Igreja.
"Os coordenadores arquidiocesanos e dos vicariatos dos movimentos, pastorais e serviços devem priorizar em suas iniciativas a formação de seus leigos para este conteúdo. A dimensão missionária irá preparar leigos para serem formadores e pregadores de encontros e retiros, sendo multiplicadores na missão da Igreja", completa.
Importância da presença
Por fim, Luís Flávio enfatiza que para que a pessoa possa ser bem formada, ela deverá ter presença frequente no processo formativo, isto é, investir nestes momentos para poder ter condições de ser um multiplicador e alguém com quem a arquidiocese poderá contar para que toda a Igreja tenha consciência de ser discípula missionária.
"É uma mudança de mentalidade, de que todos são chamados a ganhar este espírito missionário para respondermos às reais necessidades atuais do ser humano. Queremos ser uma Igreja em estado permanente de missão", finalizou.
Mais informações sobre os encontros podem ser obtidas pelo telefone (51) 3222-4216. (FB)
Nenhum comentário:
Postar um comentário