A espera quaresmal da Páscoa do Senhor é uma ocasião propícia para sensibilizar toda a Igreja Católica a favor da Terra Santa, promovendo iniciativas especiais de oração e de caridade fraterna". Estas foram as palavras do prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, Cardeal Leonardo Sandri, na carta enviada à Igreja no mundo inteiro.
O Cardeal recordou o constante pedido do Papa Bento XVI de que a missão da Igreja nos Lugares Santos seja generosamente sustentada e comentou sobre os cristãos que têm deixado a região. "A emigração de cristãos tem se agravado pela falta de paz, que tenta empobrecer a esperança, transformando-se em medo de estar sozinho perante um futuro que parece não existir, senão como um abandono da própria pátria", destacou.
Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Pedido para Coleta de apoio aos cristãos na Terra Santa
Tais desafios vividos pelos cristãos "preparam sem dúvida um amanhã de bem", enfatizou o cardeal, porém hoje se faz necessário apoiar as escolas, programas de saúde, as necessidades habitacionais, locais para encontro e tantos aspectos que a "generosidade da Igreja tem sabido suscitar".
O dia escolhido pelos Papas para a Coleta em prol da Terra Santa é a Sexta-feira Santa, embora cada comunidade possa escolher outra ocasião para propor aos fiéis a iniciativa de solidariedade.
Dom Leonardo Sandri reforçou o apelo de que nós temos "o dever de restituir o patrimônio espiritual recebido da sua fidelidade milenária às antigas verdades da fé cristã. Podemos e devemos fazê-lo com nossas orações, com a nossa ajuda concreta, com as peregrinações".
E concluiu com um agradecimento, em nome do Santo Padre, a todos que se dedicam à Terra de Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário