sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Evangelidigitalización, primeiro Blog em castelhano criado para “estudar e favorecer o uso das formas modernas de comunicação como instrumentos para a nova evangelização”

Neste 16 de novembro foi inaugurado o Evangelidigitalización, primeiro blog em língua castelhana especializado no estudo e na divulgação da relação entre a fé católica e a internet, no contexto da nova evangelização.

Um ano depois da instituição do Conselho Pontifício para a Nova Evangelização, uma de cujas tarefas específicas é “estudar e favorecer o uso das formas modernas de comunicação como instrumentos para a nova evangelização” (cf. motu proprioUbiqumque et Semper”, art. 3, nº 4), este espaço se apresenta como um projeto não institucional de apoio.
O neologismo evangelidigitalização quer indicar o “lugar” de ação, a atividade a ser realizada, a meta a ser atingida e a dinâmica metodológica a ser seguida, própria das redes sociais, de acordo com as informações dos seus criadores.

O blog Evangelidigitalización (http://evangelidigitalizacion.blogspot.com) desenvolverá um trabalho em duas linhas de ação: aprofundará teoricamente e divulgará projetos de sucesso no âmbito confessional católico, evidenciando os pontos positivos das iniciativas estudadas, para que o resultado sirva de apoio para outros projetos.
Tanto na pesquisa como na difusão, há três eixos: ajudar a “entender”, “falar” e “explicar” a relação entre o pensamento digital, a internet em geral e a fé católica.
Evangelidigitalización conta com vários canais de apoio nas redes sociais, como o Twitter(http://twitter.com/web_pastor), o Facebook(http://www.facebook.com/evangelidigitalizacion), oFlickr (http://www.flickr.com/mujicalc), com ênfase nas imagens de fé e pró-vida, o Paper.Li (http://paper.li/web_pastor/1317588643), um jornal com seleção de temas relacionados com o projeto, e o Tumblr (http://evangelidigitalizacion.tumblr.com/), focado especialmente na reprodução de vídeos.
Duas ferramentas de especial valor são os links para blogs afins em língua inglesa, espanhola e italiana, e a série de links temáticos em sintonia com a idéia original do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário