A presidência da Conferência nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou três notas oficiais nesta quarta-feira, 30.
A primeira nota é em repúdio aos atos violentos e o clima de intimidação criado em torno das lideranças indígenas do povo Kaiowá e Guarani no Mato Grosso do Sul. A CNBB afirma que é imprescindível "tomar com urgência todas as medidas para impedir que essa absurda violência continue a ceifar vidas".
Os bispos também reafirmaram o compromisso com a defesa dos direitos constitucionais dos índios, especialmente o direito de ter suas terras demarcadas e homologadas. "Esta é a condição primeira e fundamental para sua sobrevivência, tanto física como cultural e religiosa", destaca a nota.
.: Leia a nota na íntegra
A segunda nota divulgada nesta quarta-feira, é um convite ao aprofundamento sobre a situação das Organizações da Sociedade Civil.
O texto ressalta como o governo tem tratado tais organizações na necessária busca de um marco de regulação sobre o repasse de verbas públicas, de forma a considerar todas as entidades do mesmo modo, desconhecendo a lisura e retidão de algumas que padecem as consequências de decisões como do Ato que suspendeu o repasse de verbas de convênios firmados.
.: Leia a nota na íntegra
E a última nota aborda algumas questões quanto ao uso indevido dos termos: católico, Igreja Católica, clero e outros. É uma nota pastoral que esclarece os riscos do uso de determinados termos tradicionalmente usados pela Igreja e que, agora, estão sendo apropriados por grupos religiosos que nâo têm vínculo com a Igreja Católica.
Fonte:www.cancaonova.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário