sábado, 19 de outubro de 2013

O Martírio do Beato Jezry Popieluszko

    Em 19 de outubro de 1984, o Pe. Popiełuszko foi para Bydgoszcz, onde na Igreja dos Santos Mártires Poloneses celebrou a Santa Missa. Suas últimas palavras foram: "Rezemos para que fiquemos livres do medo e da intimidação, mas principalmente do desejo de vingança e violência." No caminho de volta, à noite, o carro do padre foi parado na estrada por uma patrulha “policial”. Na verdade, vestida com uniformes da milícia estavam os funcionários do Serviço Secreto - Grzegorz Piotrowski, Waldemar Chmielewski e Leszek Pękała. Do superior dos mesmos, Adão Pietruszka, receberam ordens especiais que os isentaria de qualquer controle. O padre, constrangido com a mordaça na boca foi espancado até a inconsciência com um bastão de madeira. Carregado com pedras, o corpo mutilado foi colocado em um saco foliado e foi jogado no rio Vístula, perto da barragem na região de Włocławek. O corpo foi encontrado em 30 de outubro. Durante esse período, toda a Polônia rezava pelo retorno do padre Gregório. A notícia de seu sequestro e assassinato deu a volta ao mundo. Seu funeral foi em 03 de novembro de 1984, e atraiu cerca de 600 a 800 mil pessoas de todo o país. Já dois dias

depois chegaram na Cúria de Varsóvia os primeiros pedidos de sua beatificação.

Os lugares associados com o martírio do padre Jerzy Popiełuszko tornaram-se, de modo muito rápido, alvo de peregrinações. Milhares de pessoas rezavam, depositavam flores e ascendiam velas no local do rapto do padre Jerzy. Em 6 de Novembro de 1984, no local do sequestro do padre Jerzy Popiełuszko foi construída uma cruz fundada pelos paroquianos de Bydgoszcz. Durante vários meses depois do funeral inham multidões de peregrinos que, em fila até o túmulo, tinham que esperar várias horas.
    Muitas pessoas oram por intercessão do padre Jerzy e muitos recebem uma graça especial. No túmulo do padre Jerzyas pessoas redescobrem a fé, retornando à Igreja, e depois de muitos anos se confessam.
    O Presidente Lech Kaczyński, decidiu dar uma comenda póstuma ao padre Jerzy Popiełuszko com a mais alta condecoração polonesa - a Ordem da Águia Branca.
    Em 06 de junho de 2010, na praça Piłsudski em Varsóvia, ocorreram as cerimônias de colocar nos altares uma foto do padre. Jerzy Popiełuszko, capelão do movimento Solidariedade e pastor dos funcionários da saúde, assassinado pelo Serviço Secreto, em 19 de outubro de 1984.


Nenhum comentário:

Postar um comentário