domingo, 20 de outubro de 2013

Beato Nicola Rusca Sacerdote e Mártir

Nascido em Ticino aldeia de Bedano, então sob domínio Milão, Giovanni Antonio Rusca e Daria Quadrio, ambos pertencentes a famílias nobres da Como e Ticino.
Ele estudou em Pavia e depois em Roma e, em seguida, mudou-se para o helvético Faculdade de Milão sob a asa de Charles Borromeo.
Diz-se que o Borromeo, impressionado com o jovem seminarista, disse-lhe: "Meu filho, você luta a boa guerra, cumprir a sua carreira. Para você, colocou uma coroa de justiça, o que vai fazer naquele dia, o juiz justo ".
Ordenado sacerdote, 23 maio de 1587, o bispo de Como Gianantonio Volpi coloca-o primeiro na aldeia de Sessa e elegê-lo arcipreste em Sondrio.
Estamos em 1590, em tempos muito conturbados, tanto para o contraste entre católicos e reformados - como resultado da disseminação de reformas zwingliane e calvinista entre os Grisões a que estavam sujeitos Valtellina, Chiavenna e Bormio - tanto para o forte declínio das mesmas instituições eclesiásticas tradicional.
Rusca, era um sacerdote da cultura profunda e generosa dedicação pastoral dirigiu com grande equilíbrio e moderação, a comunidade católica de Sondrio, Valtellina afetando o todo.
Isso não o impediu, no entanto, de ser vítima da escalada do conflito, especialmente na República das Três Ligas, entre as várias facções políticas e religiosas.
Nicolò Rusca foi preso em 1618 e encarcerado em Thusis, onde eles acabaram regularmente todos os católicos acusados ​​de algum crime político.
Ele foi julgado por um tribunal tendencioso, expressão de um grupo político-religioso particular.
O processo consistia naqueles dias, mesmo uma dose considerável de tortura e Rusca sofreu muitos não sobrevivem ao tratamento.
Dele, recorda-se a famosa frase: "Você odeia o erro, não o andarilho" eo apelido pelo qual ele é lembrado agora "Pastor Bonus", ou seja, o "Bom Pastor", que morreu para a salvação de seu rebanho.
Tendo morrido sob tortura em sua terra natal, o Executioner quando a religião católica era uma minoria, é óbvio que agora é considerado digno de beatificação e, de facto, a primeira proposta nesse sentido ainda hoje 08 de novembro de 1927.
O caminho canônico, no entanto, foi durante muito tempo faz uma pausa, e então retomar com mais vigor em 1996, quando em Sondrio concluiu um novo processo diocesano sobre o assunto.
Quando Nicolò Rusca estava viva, a região de política em que vivia era Raetia: um bom nome latino, deve-se notar que, juntamente com outros nomes do Império Romano,
, supra, que se encontra na frase "Rética cumes" 3: Raetia e, de facto, é ainda
reconhecível na fusão da Engadina Suíça eo Valtellina italiano, dois vales
Alpine invulgarmente orientada de leste a oeste, "horizontal", em um terreno que é usado em vez de ver os vales são executados em um norte-sud4.
Une o próximo Puschlav e tom da parede divisória em Valmalenco, no início do século XVII eram quase um laboratório político, porque representavam uma unidade política única habitada por duas denominações diferentes: maioria evangélica na Engadina e de maioria católica na Valtellina.
Maiorias, no entanto: não todos, em ambos os vales havia minorias de confissão não é predominante, e de toda a Europa - eram altamente sensíveis à terremoto geopolítico da Reforma - observou com curiosidade a coexistência de diferentes credos. A morte citada pela tortura do arcipreste de Sondrio prevê que tal convivência não foi, certamente, sereno e tranquilo.
De fato, a querer ouvir todos os lados, verifica-se que ainda hoje Nicolò Rusca, quase sagrado para os fiéis católicos, é visto em uma luz muito diferente de seus olhos protestantes:
A morte por tortura na prisão de Thusis parece ser o único ponto em que
Concordo tanto na católica ea versão protestante.
Além disso, os retratos que temos de Nicolò Rusca não poderiam ser mais diferentes: santo e mártir de uma parte, fornecedora fanática de assassinatos para o outro.
Infelizmente, porém, há outros pontos em que as crônicas coincidem, e é em contar o que aconteceu nos meses após a morte de Rusca.
No processo de Thusis para a tentativa de assassinato de pastores protestantes foram condenados, além de Rusca, os irmãos James e Planta Robustelli.
Este último conseguiu dois anos depois, para retornar em Valtellina e organizar o que, com o impiedoso termos, mas muito apropriado, em seguida, foi chamado de "Massacre Santo de Valtellina"
Os restos de Rusca permaneceu em Pfäfers 1619-1838.
No verão de 1619, durante a noite os ossos do Sondrio pastor são desenterrados e secretamente transportados para a abadia de Ragaz, norte de Chur, onde se encontram até 1838, quando a abadia foi suprimida.
Os restos do Rusca assim acabar na biblioteca da cidade onde permanecem até 1845, quando o bispo de Como, Carlo Romano, recebeu permissão para transferir em Valtellina, no Santuário de Sassella, perto Sondrio.
Graças a nada hosta entretanto chegou à Santa Sé, em 1852, as relíquias são, então, transportado por Antonio Maffei, arcipreste de Sondrio, na Colegiada de Santos Gervasio e Protasio em Sondrio, onde até hoje são objeto de culto popular.
O rito de beatificação foi celebrada em Sondrio 21 abr 2013.

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