A Conferência dos Religiosos do Brasil está preparando para os dias 23 a 27 de fevereiro um seminário sobre Vida Consagrada. O encontro terá como tema “Vida Religiosa Consagrada: a loucura que Deus escolheu para confundir o mundo” (Cor 1, 18-25) e deve reunir cerca de 400 religiosos em Itaici (SP).
A proposta do seminário é redescobrir o sentido profundo da Vida Religiosa Consagrada, revitalizando a paixão por Jesus e seu Reino. Isso pode ser feito mediante a escuta da Palavra de Deus, a oração encarnada, a contemplação sábia da realidade, compromisso discipular-missionário, convivência como irmãos e irmãs e comunhão com toda a criação.
Outro objetivo que o encontro pretende alcançar é buscar maior leveza e agilidade institucional para a Vida Religiosa, ampliando as fronteiras congregacionais por meio do trabalho conjunto entre as diversas ordens e congregações.
Programação
Estão previstos momentos de leitura orante da Bíblia, plenários e reflexão pessoal. As atividades reflexivas dos religiosos serão marcadas por momentos em que religiosos de Congregações diversificadas partilharão práticas de processos inovadores que têm respondido aos desafios e necessidades de hoje.
No primeiro dia do evento, o Bispo Referencial para a Vida Consagrada e membro da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, na CNBB, Dom Jaime Spengler, presidirá a Eucaristia, às 18h.
Entre os subtemas a serem abordados ao longo do seminário, estão: Leitura dos sinais dos tempos da Vida Religiosa Consagrada hoje; Conversão ao núcleo identitário da Vida Religiosa Consagrada; Busca de maior leveza e agilidade institucional; Horizontes, caminhos, Itinerários para uma Vida Religiosa Consagrada que tenha futuro; Pessoas consagradas hoje – sinais que apontam para um modelo novo.
Participam do evento superiores maiores dos institutos religiosos associados à CRB Nacional, diretoria nacional, comissão executiva nacional, presidentes e assessoras das conferências regionais, equipes de reflexão bíblica, teológica, psicológica e missionária; conselho superior, conselho fiscal e conselho editorial da revista Convergência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário