O Departamento das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice anunciou o programa completo para o Consistório dos dias 18 e 19 de fevereiro.
Sábado, 18, às 10h30, na Basílica de São Pedro, o Papa terá o Consistório Ordinário Público para a criação de vinte e dois novos cardeais, a imposição do barrete, a entrega do anel e a atribuição do Título ou Diaconia.
Na conclusão do rito, o Papa Bento XVI realizará um Consistório Ordinário Público para a canonização dos Beatos: Giacomo Berthieu, sacerdote professo da Companhia de Jesus, mártir; Pedro Calungsod, leigo catequista, mártir; Giovanni Battista Piamarta, sacerdote, fundador das Congregações Sagrada Família de Nazaré e Humildes Servas do Senhor; Maria do Monte Carmelo, fundadora da Congregação das Irmãs Concepcionistas Missionárias da educação; Maria Anna Cope, religiosa professa da Congregação das Irmãs da Ordem Terceira de São Francisco de Syracuse (Nova York), Caterina Tekakwitha, leiga; Anna Schäffer, leiga.
Ainda no sábado, de 16h30 às 18h30, os novos cardeais receberão as pessoas que desejam fazer visitas de cortesia. O cardeal brasileiro Dom João Braz de Aviz estará no átrio da Sala Paulo VI.
Domingo, 19, na solenidade da Cátedra de São Pedro Apóstolo, às 9h30, na Basílica Vaticana, o Santo Padre presidirá a celebração eucarística com os novos cardeais. A Rádio Vaticano transmitirá as cerimônias ao vivo, (sábado, a partir das 7h20; domingo, a partir das 5h20 de Brasília), com comentários em português. (CM)
Nenhum comentário:
Postar um comentário