quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Bispo filipino propõe aos jovens jejum da internet e do celular

Para a Quaresma, os jovens cristãos filipinos deveriam "jejuar da Internet, dos celulares e dos torpedos" e não simplesmente absterem-se da carne às sextas-feiras: esta é a proposta do Presidente da Comissão para os Jovens da Conferência Episcopal das Filipinas, Dom Joel Baylon.

A reflexão provocatória vem de um país em que os jovens são encantados pelas novas tecnologias, a ponto de se tornarem dependentes. O uso maciço de celulares, de mensagens de texto, de blogs e redes sociais é parte integrante da cultura juvenil nas Filipinas e os novos meios de comunicação assumiram uma notável relevância social, política, cultural, e também no campo religioso.

Em mensagem aos fiéis, Dom Baylon se expressa assim sobre o jejum quaresmal: "Por que não reduzir o número de mensagens dos celulares? No nosso tempo, uma forma apropriada de jejum pode englobar as mensagens, o tempo de navegação na internet, o álcool ou o tabaco".

Dom Baylon insiste também em abster-se de "particulares desejos" e em sacrificar "atividades de luxo e de prazer" para empreender "uma disciplina que embeleza o interior do homem".

Segundo dados de 2009, existem no país mais de 72 milhões de aparelhos celulares (que cobrem 80% da população filipina), com cerca de 1,39 bilhões de mensagens enviadas por dia nas Filipinas. A nação é definida "capital mundial de torpedos".

As novas tecnologias e os torpedos são utilizados também na evangelização: existem muitos serviços de envio de meditações religiosas, palavras do Evangelho e orações – promovido pela Comissão Episcopal para as Comunicações Sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário