sexta-feira, 10 de maio de 2013

Salvador homenageia São Francisco Xavier, patrono da cidade

Neste 10 de maio os soteropolitanos homenageiam São Francisco Xavier, patrono da cidade de Salvador. As homenagens tiveram início às 8h com uma procissão, seguida de Missa solene presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.

São Francisco Xavier foi instituído padroeiro da capital baiana em 10 de maio de 1686, a partir da proteção que os jesuítas e o povo invocaram sobre a cidade após duas devastadoras epidemias. Desde então, em Salvador, o santo é celebrado no mês de maio.

Sobre São Francisco


Nascido no castelo de Xavier, na Espanha, em 7 de abril de 1506, Francisco tinha um temperamento forte e impetuoso e buscava apenas o prestígio de si mesmo. Aos 14 anos foi enviado por sua mãe à Paris, onde aprimorou os estudos de filosofia, humanidades e literatura no Colégio Santa Bárbara, dirigido pelo português Diogo Gouveia. Após concluir os estudos, tornou-se professor de filosofia do Colégio de Beauvais. Foi nesta época que Francisco conheceu Inácio de Loyola, que vislumbrava propagar o evangelho.
Após ser convencido pelo amigo Inácio, Francisco Xavier o ajudou a fundar a Companhia de Jesus (Jesuítas) e passou a trabalhar como missionário em vários países, entre eles a Índia e o Japão, que necessitavam de evangelização. No dia 24 de junho de 1537 Francisco foi ordenado padre.
Com intensas atividades missionárias, Francisco Xavier sonhava em poder evangelizar na China, onde a entrada de estrangeiros era proibida. Em 14 de abril de 1552 conseguiu infiltrar-se no país e atrair chineses para o cristianismo. Ao desembarcar na ilha de Sanchoão foi acometido por uma enfermidade que o levou à morte no dia 3 de dezembro do mesmo ano. Nas mãos, Francisco segurava o crucifixo oferecido como presente por Inácio de Loyola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário