Para o presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, Dom Antonio Maria Veglió, o fenômeno migratório comporta uma mistura de pessoas e povos com suas diversidades sociais, culturais e religiosas. E esta diversidade leva a uma “estrada única para a evangelização, pois oferece às comunidades cristãs a oportunidade de testemunhar Cristo, especialmente por meio do diálogo respeitoso e do testemunho concreto da solidariedade”.
Em um artigo escrito para a revista italiana Migranti Press, o arcebispo salienta que os migrantes devem redespertar a consciência cristã e são chamados a uma vida cristã coerente.
Dia Mundial do Migrante e Refugiado
Neste domingo, 15, será celebrado o Dia Mundial do Migrante e Refugiado. Neste ano, o tema é “Migração e nova evangelização”.
Na mensagem pelo Dia Mundial dos Migrantes e Refugiados, o Papa Bento XVI convida todos a dar mais atenção para essa pastoral, sendo testemunhas fortes do Evangelho.
Dom Veglió salienta que os meios de comunicação, por causa de seu imediato impacto sob a opinião pública, devem se preocupar seriamente em fornecer uma correta e ampla informação, evitando terminologias demagógicas e incitações ao ódio entre diferentes povos e culturas.
“A contribuição deles é necessária para sensibilizar a sociedade para com as novas situações e violações dos direitos dos refugiados”, enfatiza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário